Lançamento Técnico do Manual do SESI de Segurança e Saúde no Trabalho - Indústria Galvânica


Data da notícia: 01/02/2008

O SESI-SP apresenta no dia 19 de fevereiro, às 19 horas, na sede da ABTS, o seu guia de prevenção a acidentes de trabalho no setor, que emprega 52.481 trabalhadores no país.

 

 

São Paulo, 08/02/2008 – O número de acidentes no trabalho na indústria galvanotécnica e de folheados aumentou cerca de 82% entre 2000 e 2005, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social. Para contribuir com a reversão dessa estatística, o SESI-SP lançou no dia 12 dezembro de 2007, o Manual de Segurança e Saúde no Trabalho voltado aos trabalhadores desse segmento.

O manual foi apresentado no dia 19 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da sede da Associação Brasileira de Tratamentos de Superfície (ABTS), em São Paulo (Rua Machado Bittencourt, 361). A apresentação ficou por conta de Augusto Dourado, gerente de segurança e saúde no trabalho do SESI-SP.

A galvanoplastia é o processo químico ou eletroquímico de deposição de uma fina camada de metais sobre uma superfície metálica ou não. Essa técnica é utilizada em muitos segmentos da indústria como o automobilístico e o joalheiro.

O manual traz várias dicas como as relacionadas à postura ou ao manuseio e armazenamento de produtos químicos, assim como sugestões de adequação do ambiente de trabalho com o objetivo de evitar acidentes e doenças. “Além de orientar, o manual é um meio de motivar gestores e trabalhadores do ramo na execução de suas tarefas diárias”, diz Augusto Dourado.

As indústrias do setor do Estado de São Paulo podem adquirir um exemplar, gratuitamente, os demais Estados podem adiquirir com uma taxa dobre o frete cálculado. Os interessados em obter o manual devem ligar no telefone (11) 3834-0664 ou acessar o site sst@sesisp.org.br. Esse é o sexto manual do SESI-SP sobre segurança e saúde no trabalho. No período de 2002 a 2006, os ramos industriais contemplados – um a cada ano – foram o calçadista, de vestuário, moveleiro, de panificação e gráfico.

A elaboração do novo manual é fruto de uma vasta pesquisa realizada por uma equipe de 35 profissionais como médicos do trabalho, químicos, engenheiros de segurança e fonoaudiólogos. Essa turma visitou 65 indústrias do setor distribuídas em 13 municípios paulistas, entre junho e novembro de 2006, para averiguar as necessidades do segmento.

 

Líder nacional - As indústrias paulistas de galvanotécnica e de folheados representam 48% do total brasileiro no setor. O Estado de São Paulo abriga 29.240 trabalhadores do ramo (56%) do total de 52.481 mil existentes em todo o país. A cidade de Limeira é um dos três principais pólos brasileiros em folheados de ouro, prata, ródio e paládio para revestimento de bijuterias e similares. Conhecido como a capital dos folheados, o município produz 60% das jóias e folheados feitos no Brasil.

O modelo de Ficha de Emergência apresentado no manual de segurança e saúde no trabalho que foi elaborado para a indústria galvânica (página 204) está desatualizado. O SESI estará comunicando a desatualização a todos que receberam exemplares do referido manual, citando a 4ª edição da NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 7503  de 30.12.2005, com validade a partir de 30.01.2006.