A Nova Norma NBR ISO 14001 - Aspectos Ambientais e Econômicos


Data da notícia: 01/01/2005

A norma NBR ISO 14001:2004 tem como princípio auxiliar as organizações a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos. Esta edição buscou focalizar o esclarecimento da versão de 1996, levando em consideração as disposições da ISO 9001:2000, para uma maior compatibilidade entre as duas normas.

Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas com o atingimento e demonstração de um desempenho ambiental correto, por meio do controle de suas atividades, produtos e serviços que impactem no meio ambiente, coerente com sua política e seus objetivos ambientais. Agem assim dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas e outras medidas, visando adotar a proteção ao meio ambiente.

Muitas organizações têm realizado "análises" ou "auditorias" ambientais para avaliar seu desempenho ambiental. Por si só, entretanto, tais meios podem não ser suficientes para proporcionar a uma organização a garantia de que seu desempenho não apenas atenda, mas continuará a atender, aos requisitos legais e aos de sua política. Para que sejam eficazes, é necessário que esses procedimentos sejam realizados dentro de um sistema da gestão estruturado, que esteja integrado à organização.