Homenagem ao Sr. Ludwig Rudolph Spier


Data da notícia: 01/12/2004

A SurTec International GmbH e a SurTec do Brasil acabam de prestar uma homenagem a Ludwig Rudolph Spier, pelo “caráter, dedicação, profissionalismo e amizade”.

Na verdade, o nome de Spier confunde-se com a história da galvanoplastia no Brasil. Inclusive, ele foi um dos fundadores da então ABTG, que viria a mudar sua denominação para ABTS.

Na ABTG/ABTS, Spier foi membro ativo do Conselho Diretor, durante 16 anos, exercendo as funções de conselheiro, diretor cultural, vice-presidente e finalmente presidente. Ainda em termos de ABTS, Spier foi co-autor e professor titular da matéria “Banhos de Cobre” do Curso de Galvanoplastia, e participou de inúmeras palestras técnicas da associação, escrevendo inclusive vários artigos técnicos para a revista Tratamento de Superfície. Representou, também, por diversas vezes a associação nas reuniões de diretoria da AES - American Electroplaters Society.

Por seus relevantes serviços prestados à associação, Spier recebeu da associação, em maio de 2000, o título de sócio honorário.

Spier nasceu em 15 de julho de 1925 em Frankfurt/Main, Alemanha, e chegou ao Brasil em 24 de dezembro de 1954.

Vários fatos importantes e lançamentos de processos marcaram sua vida profissional e definitivamente têm a sua marca: níquel brilhante com agitação a ar; cobre ácido com agitação a ar; desenvolvimento da fabricação local dos anodos de cobre OFHC; cobre alcalino brilhante por corrente reversa; sistemas de Bi e Tri-Níquel; cromatizantes com agitação a ar; primeiro processo de cromação de plásticos, utilizando ABS da Borg Warner-USA; fabricação de Plastisol para gancheiras; primeiro aditivo para redução de névoas em banhos de cromo; construção local da 1ª máquina 100% automática para galvanoplastia; e primeira exportação de grande máquina automática para Polônia, após vencer concorrência internacional.

Hoje, embora afastado do contato diário com o ramo, Spier mantém-se atualizado graças às traduções técnicas que tem feito.