SurTec lança Manual Técnico sobre tratamentos de superfícies


Data da notícia: 01/07/2012

Conteúdo aborda temas do dia a dia dos profissionais com objetivo de ampliar conhecimento e minimizar os problemas operacionais das linhas de produção.

 

A SurTec do Brasil, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e fabrica produtos químicos para tratamentos de superfícies, lançou o “Manual Técnico SurTec: tratamentos de superfícies”. Com tiragem de 2 mil exemplares, a obra é organizada por Roberto Motta de Sillos, com suporte de Edson Petrechen de Castro e de uma equipe de dez profissionais e reúne um conteúdo técnico para químicos, engenheiros químicos e elétricos e técnicos. Segundo a coordenadora de marketing da SurTec, Rilene Machado, o objetivo da publicação é compartilhar conhecimento para ampliar as ferramentas de trabalho e minimizar os problemas operacionais das linhas, sempre com atenção à responsabilidade ambiental. “O manual permite buscar respostas rápidas e práticas para uso no dia a dia”, conta.

 

O diretor técnico da empresa, Domingos Spinelli, ao comentar sobre esta quarta edição, ressalta o espírito de colaboração da equipe, dedicada a desenvolver soluções com foco na máxima qualidade para os clientes. “A atualização da obra exigiu muito trabalho e pesquisa e contou com o apoio de uma comissão, que avaliou e complementou o conteúdo de acordo com as tendências e necessidades identificadas no mercado e junto aos clientes”, completa.

 

A obra trata de todos os assuntos ligados ao tratamento de superfície como:

- Sistemas de proteção: zinco / zinco ligas; cromatizantes e selantes.

- Alumínio (anodização);

- Processo decorativo: pré-tratamento, cobre, estanho, níquel, cromo e ABS;

- Fosfatização;

- Galvanização a fogo;

- Cromo duro.

 

O manual aborda também uma série de temas complementares:

- Tratamento de efluentes;

- Instruções VDA;

- Legislação;

- Normas técnicas;

- Métodos analíticos e preparação de soluções e reagentes;

- Tabelas de conversões e orientações;

- Parafuso: história e padronizações;

- Corrosão;

- Fórmulas para cálculos de dimensionamento;

- Manutenção preventiva nas instalações industriais.

 

Serviço:

Os profissionais interessados em obter um exemplar do “Manual Técnico SurTec: tratamentos de superfícies” devem entrar em contato pelo telefone (11) 4334-7330 ou pelos e-mails vendas@br.surtec.com ou centraltec@br.surtec.com.

 

Sobre a SurTec

Presente no Brasil desde 1999, a SurTec fabrica, desenvolve e comercializa produtos químicos para a indústria de tratamentos de superfície. É subsidiária da SurTec International, com sede em Bensheim (Alemanha), detentora de alta tecnologia em processos de última geração, ecologicamente corretos e que atendem às mais rígidas exigências da indústria nacional.

 

A SurTec tem como objetivo fornecer soluções a seus clientes por meio de um envolvimento profundo e especializado e um suporte adequado, adotando a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente como guias.

 

Os processos químicos e eletrolíticos utilizados contam com tecnologias seguras e atuais, de última geração, aptas a operar com uma grande variedade de materiais e geometrias.

 

Sobre o Grupo Freudenberg

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 34 mil pessoas em 59 países, com um faturamento anual acima de € 5,4 bilhões.

 

No Brasil, está presente com sete empresas: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Não Tecidos, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication, SurTec e Vibracoustic.

 

Mais informações:

ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)

Contatos com:

Rodrigo Fonseca – tel. 11 5090-3043 / rodrigof@adsbrasil.com.br

Guilherme Florence – tel. 11 5090-3038 / guilhermef@adsbrasil.com.br