Mesa Redonda: Atualização nos conceitos e regulamentações no transporte de produtos perigosos e gerenciamento de riscos


Data da notícia: 01/09/2010

A Mesa redonda sobre "ATualização nos conceitos e regulamentações no transporte de produtos perigosos e gerenciamento de riscos" ocorrida em 28/9, patrocinada pela AON Risk Services que oferece às empresas interessadas um diagnóstico gratuito do risco. Preencha este formulário e o envie paraEnzo_Ferracini@aon.com.br.

A mesa redonda teve como moderadora Maria Cleide Oshiro, Coordenadora do Curso de Gerenciamento de Riscos da ABTS, e apresentará os seguintes sub-temas:

Normas para transporte rodoviário para produtos perigosos – Impacto do GHS
"Este evento é um passo fundamental, pois permite aos participantes usuários terem uma visão ampla, objetiva e clara de toda a legislação da área , objetivando aumentar a conscientização de como a movimentação dos produtos perigosos deve ser feita com segurança para toda a população.
Cada vez mais as emergências têm sido tema de constantes preocupações para as empresas , tanto nas instalações internas como no processo logístico (transporte e armazenagem), além do mais , os órgãos ambientais e a sociedade tem exigido uma maior atenção afim de preservar a imagem da empresa e principalmente vidas humanas. Logo precisamos cada vez mais ter consciência social e nos preocuparmos com a saúde, segurança e o meio ambiente."
Glória Santiago Marques Benazzi, Coordenadora do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (CB-16) da ABNT

Política de Resíduos Sólidos
Dr. Marco Gallão, Especialista e Advogado da área ambiental

 

A importância dos cuidados durante o manuseio e o uso de EPIs
"Muitas vezes, quando falamos em transporte de produtos perigosos, lembramos apenas quando o veiculo está na estrada, esquecendo das fases de carga e descarga, quando os envolvidos na operação também estão sujeitos a riscos de acidentes, contaminação, fatores ergonômicos. Portanto, temos que analisar a atividade de transporte de materiais perigosos de uma forma holística."
Ana Marcelina Juliani, Eng. Segurança do Trabalho e Profa. de Transportes de Produtos Perigosos do Curso de Gerenciamento de Riscos da ABTS

Riscos Seguráveis para o Segmento Químico – Transporte e Responsabilidade civil
"Hoje as empresas estão sujeitas a uma série de exigências legais, de responsabilidade social e ambiental no transporte de cargas perigosas. Porém, muitas vezes, as companhias encontram dificuldades em encontrar soluções no mercado que as ajudem a atender a legislação. A mesa redonda da ABTS é um espaço propício para avançarmos nas discussões sobre o tema."
Julio Ferreira, Diretor de Responsabilidade Civil - AON Risk Services

"O encontro será uma ótima oportunidade para apresentarmos o que o mercado segurador oferece e o que ainda não oferece ao transporte de produtos perigosos, além de discutirmos prevenção. Desta forma, as empresas do segmento poderão avaliar como estão protegendo sua carga, seus produtos e a sua marca."
Ricardo Guirao, Gerente de Transporte - AON Risk Services

 

"O tema desta mesa redonda é de suma importância para o momento atual, quando será debatido o processo de transporte de produtos perigosos, as novas simbologias e legislação pertinente, bem como a política do GHS e de resíduos sólidos. O conhecimento aplicado vem a contribuir para minimizar os riscos de acidentes, protegendo o homem e o meio ambiente. O manuseio seguro no processo de transporte dos produtos químicos, assegura as boas práticas, eliminando sempre que possível os riscos inerentes à atividade."
Cleide Oshiro

"O evento figura como um excelente canal de comunicação para Aon se colocar à disposição dos associados da ABTS, expondo soluções na área de riscos seguráveis para o segmento."
Enzo Ferracini, diretor da Aon São Paulo